O tango foi descrito como: romântico, dramático, exótico, sofisticado, simples e absurdo… O tango tem uma história longa, com períodos de grande popularidade e uma individualidade e fascinação marcantes. O tango em forma de dança foi criado pelos gaúchos, esses caleiros brilhantes originários da costa oriental da Argentina. O ritmo veio da altamente ritmica e melodiosa música tocada para eles quando descansavam nas suas cantinas e tavernas. Se caracteriza por um compasso 2/4 e é tocado com um staccato incomum em cada batida. Tão grande era sua popularidade que depois, pouco antes da primeira guerra, a dança foi proibida na Argentina. Aparentemente tinha perdido sua simplicidade nativa e se tornado muito chamativa. O veto teve êxito e o tango reapareceu em Paris, particularmente em boates e restaurantes. O estilo foi descrito como sofisticado e muitos admiraram a autêntoica atmosfera criada pela influência de violonistas e orquestras nativas. Sua popularidade logo se expandiu para a Inglaterra em chás de tango ou aonde havia espaço. O hotel Savoy foi um dos primeiros a introduzi-lo, para isso contratou músicos excelentes. Exibições eram realizadas nos teatros e clubes de dança e os professores da época incluíram nos seus programas essa dança nova e excitante. Porém com a declaração da guerra em 1914, sua popularidade diminuiu e demorou um bom tempo para que fosse incluída nas competições e eventos importantes da época. Em 1921 o filme “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse trouxe o romântico e fotogênico Rodolfo Valentino chamando a atenção de todo o mundo para o tango dançado por ele. Apesar do impacto o público em geral não se sentia inspirado para imita-lo e os próprios dançarinos profissionais estavam envolvidos com outros ritmos e danças da América. Porém alguns professores visitaram Paris e prosseguiram seus estudos do tango e notaram que a dança deveria ser mantida de alguma forma na Inglaterra e assim o estilo Parisiense foi unificado. A variedade de passos era grande, mas era difícil ensinar ao aluno comum, e só os entusiastas levaram isto a sério. Esta era a situação nos meados de 1930 quando uma nova interpretação foi apresentada por um casal de competidores alemães que apareceu em Londres pela primeira vez. Através de um vigor, efetuam o staccato e aceleram a música e num deslizar que prolonga o passo largo, a dança assumiu uma nova identidade e todo mundo concorda que enquanto guardava seu caráter especial, era uma dança que parecia elegante e de possível assimilação. Esta tese provou estar correta e logo este tango estava sendo dançado pelos competidores e ensinado nas academias. Devemos admitir que muito tempo levou para que com interpretações diferentes, tivéssemos uma característica bem definida da magia do tango