Tanto para participar como para assistir uma competição é importante saber quais são as regras seguidas pelo sistema de pontuação dos casais. O sistema de pontuação utilizado nas competições de dança esportiva recebe o nome de Skating System.

Em todas as eliminatórias, o presidente do júri determina o número de casais que cada juiz deve selecionar. No caso de empate, o presidente do júri optará por incluir todos os casais empatados ou excluí-los. Entretanto, o que não pode ser feito, em nenhum caso, é dar um tratamento diferenciado a um determinado par. Na ronda final, cada juiz distribui os casais finalistas – o mínimo determinado pelo presidente do júri são seis- em cada uma das danças, alinhados por méritos. O juiz atribuirá a primeira posição ao casal que tenha alcançado – segundo ele- os maiores méritos; a segunda posição ao próximo, e assim sucessivamente. Um juiz não poderá atribuir a mesma posição a dois casais. Na ronda final, pode-se seguir o sistema de pontuação fechado- no qual apenas o júri conhece as pontuações atribuídas a cada casal -, ou aberto – no qual os juízes apresentam publicamente as pontuações.

Em cada dança, o casal vencedor será aquele ao qual a maioria absoluta dos juízes tenha concedido o primeiro lugar. Por exemplo, se um júri com cinco juízes – o mais comum – dois deles concederem a um casal a pontuação 1 e os outros três a pontuação 2. A pontuação deste casal, 1 . 1 .2 .2 .2, será superior a de outro casal que tenha obtido 1 .1 .2 .2 .2 .3. No caso de que nenhum casal receba a maioria absoluta para alcançar uma posição, o casal que tenha obtido a maior pontuação (por exemplo: 1.2.2) ou esteja em segundo lugar, ocupará esta posição. Se ainda assim, não houver nenhum casal com maior pontuação, o terceiro lugar será levado em consideração. Na fase final, a classificação obtida pelos casais nas diferentes danças é divulgada. Por exemplo, um casal que alcançou a 4 ª posição na valsa, a 2ª posição no tango, a 2ª posição na valsa vienense, a 5ª no slow fox e a 1ª no quickstep, soma o total de 14 pontos (4+2+2+5+1). O primeiro lugar é contemplado ao casal que obteve a menor pontuação.

O empate acontece quando mais de um casal receba mesma quantidade de pontos, (por exemplo: o casal 1 soma 1.2.4.3.1, e o casal 2 soma 1.4.4.1.1, o total é de 11 pontos. Então, os juízes declaram vencedor o casal que alcançou a primeira posição no maior número de danças, neste caso, o segundo casal. Se o empate fizer com que dois casais disputem a segunda posição, ganha o casal que somar o maior número de primeiros e segundos resultados. Nas demais posições, o processo é mesmo, incluindo sempre a soma dos resultados da posição em disputa e os melhores resultados. No caso de sucessivos empates, deve-se levar em consideração, além dos resultados finais alcançados em cada dança, também os resultados parciais alcançados em cada dança, e que neste caso, anulam os empates nas mesmas posições.

Empate para mesma posição

Se mais de um casal alcançar a maioria absoluta dos votos para a mesma posição, ela será concedida ao casal que tenha alcançado a maioria absoluta mais ampla. Por exemplo: havendo cinco juizes – A,B,C,D e E, e a maioria absoluta constitui três votos. No quadro abaixo, os casais com os números de inscrição 32 e 35 alcançaram a maioria absoluta para o segundo lugar.

O quadro especifica que o casal 17 recebeu quatro votos que o colocam entre o primeiro e o terceiro lugar. O casal 32 obteve cinco votos que o colocam entre o primeiro e o segundo. O casal 35 alcançou quatro votos que o colocam também entre o primeiro e o segundo lugar. O empate entre o casal 32 e 35 é resolvido da seguinte maneira: o casal 32 recebeu cinco pontuações entre 1 e 2, enquanto o segundo apenas quatro. Se dois ou mais casais alcançarem a maioria absoluta para a mesma posição, soma-se então, as posições outorgadas pelos juizes e a colocação em questão é designada ao casal que obteve o menor resultado.

Em relação a este quadro, a segunda posição está entre os casais 17 e 32, pois ambos alcançaram três votos e estão entre o primeiro e o terceiro lugares. Porém, somando as posições, o casal 17 alcança um total de 6(1+3+2), enquanto o casal 32 alcança 7(3+1+3), ou seja, dentro da maioria, o casal 17 alcançou posições mais próximas aos primeiros lugares. Portanto, fica classificado em segundo lugar. Se a soma das posições fosse idêntica, a soma levaria em consideração os votos de todos os juizes. No caso do empate continuar, ambos os casais dividem a posição concorrida.